Domingo foi dia das eleições municipais. E em Capivari, o resultado da disputa para o cargo de prefeito foi de certa maneira surpreendente. Não pelo nome do vencedor, mas pela enorme vantagem conquistada.
Com 67,02% dos votos válidos, Luis Campaci venceu a disputa sobre Roquinho Forner, que obteve 32,98%. Uma vantagem muito grande. Mas, no meu ponto de vista, essa enorme vantagem não simplemente sobre o adversário, mas sim sobre a atual administração.
Nos últimos 8 anos a prefeitura esteve nas mãos de Carlos Borsari. Apesar de alguns pontos positivos, a administração Borsari parece que não agradou à população, que nas urnas deu sua resposta.
Roque Forner disputou as eleições sob o número 12, o mesmo do atual prefeito. E talvez esse tenha sido seu principal adversário: sua própria legenda. A coligação encabeçada por Campaci veio com a proposta de uma nova cidade, com desenvolvimento, transparência e honestidade. Ou seja, tudo aquilo que faltou à atual administração.
As (poucas) pessoas que tem paciência de conversar comigo sobre a atual situação da cidade sabem que minha opinião é simples: Capivari tem tudo para ser uma cidade de primeira, importantíssima na região, mas que infelizmente está parada no tempo.
Falta de oportunidades de emprego, ruas com buracos, SAAE afundado em dívidas milionárias, falta de tratamento de esgoto, rio Capivari poluidíssimo... Era claro que a cidade não estava sendo bem administrada.
E a vitória no executivo não foi a única demonstração da mudança que a população espera. Na disputa pelas 9 vagas para vereadores, o resultado foi também muito expressivo.
Dos 9 vereadores eleitos, apenas 3 são vereadores atualmente, todos ligados ao grupo de oposição ao prefeito Borsari. E mais, dos 9 eleitos, os 6 mais votados fazem parte da coligação do prefeito eleito Luis Campaci.
Não gosto de me envolver em política, infelizmente acho que a maneira que se faz política no Brasil não funciona. O simples fato de um vereador da oposição não aceitar um projeto só porque veio da situação, ou vice-versa, me faz ter nojo da política. Sonho com o dia em que os representantes do povo façam o que precisa ser feito, olhando apenas a necessidade do povo, e não apenas o que seu partido ou grupo político vai ganhar (ou perder) com isso.
Mas a eleição do grupo liderado por Campaci me faz ter esperança em dias melhores para Capivari. Em 1999, quando Luis Campaci assumiu a direção da CNEC (então ainda conhecida como Faculdade de Administração de Capivari), a escola era uma instituição sem nenhuma credibilidade, totalmente desacreditada.
Após alguns anos, a CNEC Capivari, mantenedora da Facudade Cenecista de Capivari, tornou-se referência regional em ensino, com cursos técnicos e de nível superior em diversas áreas, ensino fundamental, ensino médio... Enfim, a situação é parecida com a cidade de Capivari. A necessidade de um "choque de gestão", de uma mudança para melhor, se faz presente novamente no caminho de Campaci.
Ainda é cedo para conclusões. A posse é somente em Janeiro, e a próxima administração terá 4 anos para trabalhar. Mas o horizonte se mostra muito mais limpo e promissor agora, do que se o grupo representado pelo atual prefeito continuasse dando as cartas.
O povo fez sua parte. Não estava satisfeito, e mudou seus representantes. Agora, é esperar que os eleitos (prefeito, vice e vereadores) não decepionem a decisão popular. Pelo que conheço de alguns deles, imagino que eles não irão decepionar. Quem viver, verá...
[]'s
Fernando Tavares
Sempre pensei que vc morasse em Monte Mor!
ResponderExcluirAmigo Fernando,
ResponderExcluirMuito legal o que você escreveu!
A campanha por parte da vitória foi uma camapanha limpa e honesta... o povo percebeu isso!
Foram mais de 1 ano de ansiedade... 3 meses de sofrimento ... e semanas de extrema baixaria. Graças a Deus, o lado vitorioso não foi este que quis "causar" ....
Só tenho a agradecer aos amigos que ajudaram e torceram pela vitória do bem!
Um forte abraço!
Andreas
É isso aí Andreas seu pai merece por plantar o bem só podia colher o bem.
ResponderExcluirRubens