terça-feira, dezembro 29, 2009

A Enchente de Capivari

Qualquer um que morou ou mora em Capivari já ouviu falar da famosa enchente de 1970, a pior enchente da história da cidade. Nunca o rio Capivari encheu tanto, foi tão longe.

Pois bem, esse ano a coisa quase ficou tão feia. Na noite de domingo (27/12) choveu em 1 hora e meia o esperado para chover em 3 meses. E o resultado não podia ser pior. A "segunda pior enchente da história", ou "a pior desde 1970" deixou mais de 3 mil desabrigados, quase todas as entradas da cidade instransitáveis e colocou a cidade no mapa. O nível do rio Capivari subiu mais de 2 metros, e alagou praticamente todos os bairros.

Em 1970 o nível do rio Capivari subiu muito mais. Não achei o quanto exatamente ele subiu, mas por fotos pode-se ver que foi muito pior. Mas, mesmo assim, o número de desabrigados foi de 1500 pessoas, com 300 casas invadidas pelas águas. Dessa vez, o número de pessoas atingidas foi muito maior. Isso por causa do grande número de casas construídas em áreas de alagamento, onde é de conhecimento público que o rio Capivari, mesmo em enchentes de menor porte, invade quando há enchentes. Mas, mesmo assim, muitas ruas e casas consideradas "seguras" foram atingidas.

Para quem não conhece a cidade, Capivari fica numa região baixa. Para cá, vem água de várias cidades, através do rio Capivari ou de pequenos ribeirões, cada um com uma ou mais pequenas represas construídas por usinas ou fazendas. Com o volume de chuvas, não só o nível sobe, mas algumas dessas represas transbordam e arrebentam, criando um pequeno tsunami que chega a Capivari.

É claro que não é hora de se culpar ninguém (talvez São Pedro?). Prefeito? Governador? Aquecimento global? O fim do mundo (2012 está ai)? Nada. A hora é de ajudar quem precisa. Doações são bem vindas. Colchões, alimentos, roupas, tudo o que for possível. As doações podem ser encaminhadas direto para a Prefeitura de Capivari, pelo telefone (19) 3491-1645.

Para quem quiser saber mais, seguem alguns links interessantes:

Sobre a enchente de 1970:
http://www.capivari.sp.gov.br/acidade/1970.php

Reportagem da EPTV sobre a enchente atual:
http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.aspx?283213

Fotos da enchente no JCR.net:
http://www.jcrnet.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5430&Itemid=74

[]'s
Fer Tavares

terça-feira, dezembro 01, 2009

Robin Williams x patriotismo analfabeto

Hoje, quando acordei e fui assistir os telejornais, fiquei assustado com toda essa história do Robin Williams.

Para quem não sabe, o ator norte-americano fez piada com a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos. "Chicago mandou Oprah [Winfrey, apresentadora de TV] e Michelle [Obama, primeira-dama dos Estados Unidos]. O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó", disse Williams, entre risos.

Tá, foi uma piada de mal gosto. Mas o que realmente me assustou foi a reação dos brasileiros, seja na Globo, no twitter ou em fóruns por ai. Todos indignados com ele. "Como ele diz algo assim?", "olha quem fala, um drogado falando mal do Brasil"... Eu percebi que o brasileiro acordou patriota!!!

Mas isso é um patriotismo babaca!!!!! Porque, em vez de ficar discutindo uma piada, não ficam discutindo politico enfiando dinheiro na roupa "pra comprar panetone". Tenho certeza que a maioria nem ouviu falar do caso dos "atos secretos". Ou, o pior, mal sabem cantar o hino nacional!!! E agora querem dar uma de "brasileiros que amam a Pátria". Hipócritas!!!

A imagem do Brasil ainda é de um país de festa. Mas festa no bom E no mal sentido. País de mulheres fáceis, de drogas, prostituição... Não foi o Robin Williams que criou essa imagem, fomos nós mesmos!!! E enquanto a Globo continuar com sua lavagem cerebral, apenas mostrando o que o povo quer ver nas novelas, todos continuarão achando que estamos num país perfeito. Porque, se é perfeito, como um gringo se atreve a fazer piada?

De agora em diante, é proibido fazer brincadeiras com o RJ. E viva o patriotismo analfabeto.

[]'s
Fer Tavares


quarta-feira, novembro 18, 2009

A neura do Encontro de Motos de 2010

Nas últimas semanas tenho lido na imprensa de Capivari muito sobre o Encontro de Motos. O centro da questão é o fato da Prefeitura de Capivari proibir a realização do evento nas praças Rodrigues de Abreu e Cesário Motta, conhecidas como "Praça Central".

Para quem não conhece, ai vai um overview. O Encontro de Motos de Capiari acontece desde 2001 na Praça Central, ou seja, há 8 anos seguidos. O evento geralmente dura 3 dias, começando na sexta-feira à noite, e vai até o fim da tarde do domingo, sempre no começo do mês de dezembro. Reune motoclubes de todo o estado, além de várias pessoas da região que vem para Capivari prestigiar o evento, ver as motos, ou apenas curtir os shows.

Como tudo na vida, o Encontro tem seus lados positivos e negativos. Então vamos lá.

O Encontro traz muitos "turistas" para a cidade. Conheço várias pessoas que vem das cidades vizinhas (e as vezes nem tão vizinhas assim) para conhecer o evento, e acabam conhecendo a cidade, as pessoas, e também o comércio. Além disso, é um evento cultural, que reune as pessoas no centro da cidade, num local de fácil acesso para todos (porque é no centro da cidade). Em tempos de crise, eventos para entreter a população de forma gratuita e com fácil acesso são sempre bem vindos. E, como Capivari vive em crise (já que não temos bons empregos para a maioria), isso se intensifica mais.

O lado negativo? Bem, quem não gosta de barulho (mesmo que rock'n'roll não seja barulho), e gosta de ver a cidade quieta e tranquila, não gosta. Apesar que vale lembrar o fato de muitas motos que fazem barulho na cidade são capivarianos, com suas motos de motoboy, que pensam ser motociclistas. Quem conhece um pouco da cultura dos motoclubes sabe que eles respeitam os lugares, e são pessoas de bem. Quanto à sujeira na cidade, banheiros químicos resolvem o problema. E quem disse que só gente de fora suja a cidade? Basta dar uma volta na praça, em dias comuns. Ou até mesmo nos outros eventos, como show da Raízes, carnaval, festa de São João...

Minha opinião? Até concordo quando prefeito diz que se preocupa com o bem do patrimônio público. Mas, como o próprio nome diz, é público. Assim como existem pessoas que não gostam do evento, há muitas pessoas que gostam. E não são poucas. Vide o grande público que sempre prestigia o evento ano após ano. E a opinião desse segundo grupo também deve ser respeitada e relevada.

Concordo que o evento deveria ser realizado num local próprio para isso. Mas Capivari não tem esse lugar. Eu gosto muito do Encontro de Motos. Gosto do clica que toma conta da cidade. As pessoas se encontram, curtem um rock'n'roll, admiram as motos exóticas... Tudo isso com um dos mais bonitos cartões postais da cidade como plano de fundo.

Espero que o Encontro desse ano não fique abaixo no nível dos outros. Espero que todos achem uma solução plausível para isso. Mas a decisão é da Prefeitura, fazer o que. Respeito a decisão dela... Respeito, mas não concordo.

[]'s
Fer Tavares

quinta-feira, setembro 10, 2009

No dia 10 de setembro o Blog da Gazeta, blog do jornal "A Gazeta", publicou uma entrevista com a banda Porão 365.

Esta entrevista também foi publicada na versão impressa do jornal. Mas, se você não achou ou não comprou a versão impressa, pode conferir a entrevista na íntegra no Blog da Gazeta, cliquando aqui.

[]'s
Fer Tavares

terça-feira, agosto 18, 2009

Lumar - o carteiro de Capivari

Qualquer um que more em Capivari conhece o carteiro Lumar. Uma figura que passa o dia entregando as correspondências, cantando e espalhando bom humor.

E no última dia 17 de agosto todo o país pode conferir, no Programa do Jô, um pouco das histórias de Lumar Baptista, que foi condecorado pelo presidente Lula como "o melhor carteiro do Brasil".

Vale a pena assistir!!!

[]'s
Fer Tavares







sábado, julho 04, 2009

O Êxodo de Capivari

Esses dias, passeando pela Internet, parei no blog do Luís Albiero, advogado e ex-vereador de Capivari. Lá, li um post muito interessante sobre um episódio esquecido na história que ficou conhecido como "Êxodo de Capivari". Achei o assunto tão interessante que resolvi escrever sobre ele também, assim temos mais ocorrências na Internet sobre um momento da história capivariana e também da luta abolicionista do século XIX.

O protagonista desta história chama-se Preto Pio, um escravo que liderou a fuga de vários escravos de fazendas na cidade de Capivari/SP. O destino dos "fugitivos" era o Quilombo do Jabaquara. No caminho, passaram por Porto Feliz, Sorocaba, São Paulo e Santos, agregando novos "fugitivos" em busca da liberdade

Quando chegaram à Serra de Cubatão, foram abordados por soldados do exército. Preto Pio matou um dos soldados, e foi fuzilado pelos outros. A autópsia revelou que Preto Pio passou seus últimos 3 dias de vida sem se alimentar, o que levou o Clube Militar a enviar uma carta ao Imperador recusando-se a continuar caçando escravos.

Mas, você pode estar se perguntando porque essa história é importante? Bem, pra começo de conversa, esse episódio acontece em terras paulistas, e mais especificamente na nossa região (começou em Capivari). Além disso, ocorrou apenas um ano antes da Abolicão da Escravidão no Brasil (que aconteceu em 1888).

A odisséia de Preto Pio foi chamada por José do Patrocínio, um dos nomes mais importantes na luta abolicionista, como "Êxodo de Capivari". E, talvez o ponto mais importante, esta fuga foi idealizada e realizada pelos próprios escravos. Ou seja, não partiu de pessoas "não-negras", contrariando o que se aprende nos livros de história, que mostram a abolicão da escravidão como uma conquista de não-negros.

Para aqueles que se interessarem, a história de Preto Pio é contada no livro "A História do Preto Pio e a fuga de Escravos de Capivari, Porto Feliz e Sorocaba", um cordel paulista do escritor sorocabano Carlos Carvalho Cavalheiro. Uma matéria interessante sobre esta publicação pode ser lida aqui.

Também recomendo o blog do Luís Albiero, que foi por onde conheci esta história. Lá é possível conhecer nomes de outras publicações que citam o episódio do Êxodo de Capivari.

Enfim, um fato muito interessante sobre uma história que ficou esquecida, em um passado não tão distante, mas que faz parte de nossa história.

[]'s
Fer Tavares

segunda-feira, junho 22, 2009

Porão 365 tocando "My Sacrifice" em Laranjal Paulista

No último dia 12 de junho, nós do Porão 365 estivemos em Laranjal Paulista. Um dia frio, gelaaaado. Mas o show foi quente. A galera então, nem se fale.

No repertório, mesclamos nossas músicas do álbum Vai Se Lembrar de Mim com covers de bandas que gostamos, que a galera gosta, e que fizeram a história do rock'n'roll.

Entre elas, tocamos "My Sacrifice", música da banda Creed. Aliás, o Creed é uma das últimas grandes bandas que apareceram no rock internacional. Perto da qualidade que se tem hoje em dia, eu sentia muita falta da pegada e peso das músicas deles. A boa notícia é que neste ano eles anunciaram a volta, inclusive lançando um novo álbum, que será intitulado Full Circle. É esperar pra ver.

Enfim, confira abaixo um trecho deste momento do nosso show. Espero que gostem. Comentem com suas opiniões.

[]'s
Fer Tavares


segunda-feira, junho 15, 2009

Laranjal Paulista e Capivari são diferentes!!!

Fim de semana de ótimos shows com o Porão 365. na sexta-feira, primeira visita à Laranjal Paulista/SP. Depois, no domingo, a já tradicional festa no Aloha Music Bar, em Capivari/SP.

As fotos estão no site do Porão 365, em www.porao365.com.br, na seção Fotos.

Em Laranjal Paulista, cheguei por volta das 19h. Deixamos o palco pronto para a festa, e fui curtir a festa de São João que ainda está rolando lá, até o dia 24. Muito frio, um vento gelado, tudo combinando com o clima da festa junina mais tradicional.

Às 22h, uma orquestra de viola caipira subiu ao palco e tocou todos os clássicos da "moda de viola". Músicas que simbolizam nossa cultura, nossa história, e que me fazem lembrar e muito do meu pai. Muito bonito.

Logo após, subimos ao palco para enfrentar o frio. E conseguimos. O calor do público de Laranjal contagiou toda a banda, e fizemos um baita show. Digo isso pela resposta da galera!!! Por algumas horas, nem parecia inverno!!

Saímos de lá contentes, e com a certeza de que a galera de Laranjal Paulista também saiu satisfeita. Esperamos nos encontrar com eles novamente em breve!!

Após um merecido descanso, no domingo foi a vez de voltar ao Aloha Music Bar, em Capivari/SP. A galera como sempre interagiu muito com a gente, e fizemos aquela festa com a todos os presentes como sempre fazemos. É sempre muito prazeroso tocar lá.

Agora, sexta-feira é dia de show em Capivari novamente. Desta vez, no Arraial da Cacique, tradicional festa que rola em comemoração à São João, padroeiro da cidade. O show será em frente à praça da igreja matriz, às 21h.

Nos vemos lá.

[]'s Fer Tavares

segunda-feira, junho 08, 2009

Kansas - Carry On My Wayward Son

Vídeo da música "Carry On My Wayward Son", do Kansas, que faz parte da trilha sonora do seriado Supernatural.

Vale a pena também ver o segundo vídeo, uma versão "alternativa" da mesma música.

[]s
Fer Tavares




quarta-feira, abril 29, 2009

Porão 365 no Garagem do Faustão

E aí, galera.

Após conseguirmos mais de 18 mil votos no nosso perfil no site do quadro Olha Minha Banda, do Caldeirão do Huck, agora é a vez de tentar repetir o sucesso no Faustão.

Nessa semana subi os vídeos das músicas Vai Se Lembrar de Mim e Gênia no site do quadro Garagem do Faustão, do programa Domingão do Faustão.

E contamos com a ajuda de todos. Acessem os vídeos no Garagem do Faustão, assistam e cliquem nas estrelinhas logo abaixo dos vídeos. Assim, quem sabe a gente não consegue aquele que seria nosso maior feito: aparecer no Domingão do Faustão.


Contamos com a ajuda de todos!!! Cada acesso, cada voto, é muito importante para nós!!!

Somos diferentes, somos Porão 365.

[]'s
Fer Tavares

Vídeo de Vai Se Lembrar de Mim


Vídeo de Gênia


quinta-feira, abril 09, 2009

The hottest band in the world: KISS!!!

Lá se vão 13 anos. Foi quando um amigo, o Gabriel, me emprestou um LP. Isso mesmo. Vinil, bolachão, não era nem CD nem fita K7. Até aquele momento, eu era apenas um moleque curtia rock, mas não era fã de nenhuma banda. Mas tudo mudou.

Era o álbum "Creatures Of The Night", do Kiss. Adorei o som, gostei da idéia das máscaras, e a partir daquele momento passei a fazer tudo o que um adolescente faz quando se torna fã de uma banda de rock: comprei revistas com letras traduzidas (é, internet era para poucos), comprei posters, colecionei CD's e li sobre toda a história e curiosidades da banda. O primeiro CD que comprei foi o "Alive 3"... E eu nem tinha onde ouvir um CD em casa. Gravei o "Alive 3" em uma fita K7, na casa do Bruno Bertoli, e fica ouvindo a fita o dia todo. Pronto, eu era mais um fã do Kiss.

Em 1999 eles vieram ao Brasil. Formação recém reunida, máscaras de volta, mas eu não tinha grana para ir!!! Fiquei com tanta raiva, que peguei o poster do show que saiu na Folha de São Paulo (o jornal, não o site), e coloquei na porta do meu guarda-roupa. Era para eu sempre lembrar: da próxima vez, vá!!

E, no último dia 7 de abril, eu fui!!! Não era a formação original, mas era uma formação muito melhor. E tudo mais que envolve um show do Kiss estava lá: as máscaras, os clássicos, os fogos de artifício saindo do palco e da guitarra de Thommy Thayer, o sangue jorrando da boca do baixista Gene Simmons... Finalmente, eu vi o Kiss ao vivo!!!!!

"Rock'n'Roll All Nite", "I Love It Loud", "Deuce", "I Was Made For Lovin' You", "Got To Choose", "Strutter"... O set list foi perfeito. É claro que não tocaram muitas músicas que eu gosto, mas se fossem tocar todas que eu gosto, talvez estivessem até agora tocando lá. Sim, foi perfeito.

E, além do fato de ser um fã confesso, foi com certeza um dos melhores shows que vi ao vivo. Mais do que música, mais do que uma super produção, foi uma verdadeira festa do rock'n'roll.

Abaixo, um pequeno vídeo que fiz da introdução, seguida do clássico "Deuce". A filmagem está ruim, mas o que vale é a intenção.

I wanted the best, and I got the best. The hottest band in the world: KISS!!!

[]'s
Fer Tavares



quinta-feira, janeiro 22, 2009

Pica pau desce as cataratas

Acho que, para aqueles que assistiam o Pica Pau quando eram criança, esse episódio dispensa apresentações. Um clássico!!!!

Só lembrando: continuem votando, um voto por dia!!!!

http://www.8p.com.br/olhaminhabandadepoprock/porao365/perfil

[]s
Fer Tavares



segunda-feira, janeiro 12, 2009

Porão 365 no Caldeirão do Huck???

Olá, galera

Hoje estou postando para pedir a ajuda de todos que passarem por aqui. O Porão 365 está com um perfil no blog do quadro "Olha minha banda", do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo.

As bandas mais votadas nesse blog serão divulgadas no programa global. E, para que o Porão 365 consiga isso, precisamos da ajuda de todos vocês.

Acessem http://www.8p.com.br/olhaminhabandadepoprock/porao365/perfil, e onde há a pergunta "O Cadeirão deve olhar para esta banda?", clique SIM!!!

Conto com a juda de todos!!!

[]'s
Fer Tavares