terça-feira, dezembro 29, 2009

A Enchente de Capivari

Qualquer um que morou ou mora em Capivari já ouviu falar da famosa enchente de 1970, a pior enchente da história da cidade. Nunca o rio Capivari encheu tanto, foi tão longe.

Pois bem, esse ano a coisa quase ficou tão feia. Na noite de domingo (27/12) choveu em 1 hora e meia o esperado para chover em 3 meses. E o resultado não podia ser pior. A "segunda pior enchente da história", ou "a pior desde 1970" deixou mais de 3 mil desabrigados, quase todas as entradas da cidade instransitáveis e colocou a cidade no mapa. O nível do rio Capivari subiu mais de 2 metros, e alagou praticamente todos os bairros.

Em 1970 o nível do rio Capivari subiu muito mais. Não achei o quanto exatamente ele subiu, mas por fotos pode-se ver que foi muito pior. Mas, mesmo assim, o número de desabrigados foi de 1500 pessoas, com 300 casas invadidas pelas águas. Dessa vez, o número de pessoas atingidas foi muito maior. Isso por causa do grande número de casas construídas em áreas de alagamento, onde é de conhecimento público que o rio Capivari, mesmo em enchentes de menor porte, invade quando há enchentes. Mas, mesmo assim, muitas ruas e casas consideradas "seguras" foram atingidas.

Para quem não conhece a cidade, Capivari fica numa região baixa. Para cá, vem água de várias cidades, através do rio Capivari ou de pequenos ribeirões, cada um com uma ou mais pequenas represas construídas por usinas ou fazendas. Com o volume de chuvas, não só o nível sobe, mas algumas dessas represas transbordam e arrebentam, criando um pequeno tsunami que chega a Capivari.

É claro que não é hora de se culpar ninguém (talvez São Pedro?). Prefeito? Governador? Aquecimento global? O fim do mundo (2012 está ai)? Nada. A hora é de ajudar quem precisa. Doações são bem vindas. Colchões, alimentos, roupas, tudo o que for possível. As doações podem ser encaminhadas direto para a Prefeitura de Capivari, pelo telefone (19) 3491-1645.

Para quem quiser saber mais, seguem alguns links interessantes:

Sobre a enchente de 1970:
http://www.capivari.sp.gov.br/acidade/1970.php

Reportagem da EPTV sobre a enchente atual:
http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.aspx?283213

Fotos da enchente no JCR.net:
http://www.jcrnet.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5430&Itemid=74

[]'s
Fer Tavares

Um comentário:

  1. Só assim pra Capivari aparecer no Jornal Nacional, hehehe

    ResponderExcluir

E aí? Leu? Gostou? Quer reclamar? Alguma sugestão? Seja sem vergonha, comenta aí!