Quem me conhece sabe que sou fã de várias bandas de hard rock e heavy metal. Kiss, Metallica, Iron Maiden, Dream Theater e Helloween são minhas 5 bandas favoritas.
Mas, quem me conhece sabe o quanto eu gosto da música pop dos anos 80. Aliás, não só a música, mas toda a cultura dos 80. E essa música é uma de minhas favoritas.
Sem enrolar muito: "Don't You (Forget About Me)", música da banda escocesa Simple Minds. Essa música faz parte da trilha sonora do filme Clube dos Cinco (The Breakfest Club), de 1985.
2010 é o ano do centenário do Corinthians. E nesses 100 anos, a maior conquista do Timão completa 10 anos hoje.
No dia 14 de janeiro de 2000 o Corinthians derrotava o Vasco, nos penaltis, e conquista o 1º Mundial de Clubes da FIFA, com um dos melhores times já formados no Parque São Jorge, e com certeza um dos melhores times da década: Dida; Índio, Fábio Luciano, Adílson e Kléber; Rincón, Vampeta, Marcelinho e Ricardinho; Edílson e Luizão.
Para se ter uma idéia da força deste time, 5 dos 11 jogadores que disputaram a final foram campeões mundiais com a Seleção Brasileira, 2 anos depois, na Copa do Mundo: Dida, Vampeta, Ricardinho, Edílson e Luizão.
O Mundial da FIFA de 2000 foi o primeiro campeonato que, de fato, reuniu clubes do mundo inteiro para definir o campeão mundial de clubes. Antes disso, a Copa Intercontinental (que media forças reunindo o campeão sul-americano contra o campeão europeu) era o mais perto que se tinha disso. A partir de 2000, a FIFA decidiu organizar o torneio. Reuniu os seguintes times:
Grupo A
Al Nassr (Arábia Saudita): campeão da Supecopa da Ásia de 1998;
Corinthians (Brasil): campeão brasileiro de 1998 (Campeão nacional do país sede);
Raja Casablanca (Marrocos): campeão da Liga dos Campeões da África de 1999;
Real Madrid (Espanha): campeão da Copa Intercontinental de 1998.
Grupo B
Manchester United (Inglaterra): Campeão da Liga dos Campeões da UEFAde 1999;
Necaxa (México): campeão da Copa dos Campeões da CONCACAF de 1999;
Vasco da Gama (Brasil): campeão da Taça Libertadores da América de 1998;
South Melbourne (Austrália): campeão da Copa dos Campeões da Oceania de 1999.
No primeiro jogo, o Corinthians derrotou o Raja Casablanca por 2x0. Depois, um jogo histórico e emocionante, contra o Real Madrid. Edílson colocou a bola entre as pernas de Karembeu, Dida defendeu um penalti batido por Anelka, e no fim um empate em 2x2.
Corinthians e Real Madrid chegaram à última rodada empatados em pontos e saldo de gols. O time espanhol derrotou o Raja Casablanca por 3x2, enquanto o Corinthians fez 2x0 no Al Nassr, conquistando o primeiro lugar no grupo e a vaga para a final.
No Maracanã, com mais de 73 mil pessoas e tomada pela Fiel torcida, o adversário era o Vasco da Gama, campeão do grupo B. Como qualquer final, um jogo truncado, estudado. O time do Vasco ficara 3 meses se preparando para o torneio, enquanto o Timão fora campeão brasileiro em 1999. Mas o time carioca não foi capaz de vencer o Corinthians, e a disputa foi para os penaltis.
Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu converteram, Edmundo isolou, e o mundo era alvinegro!!!!!!
Para todos os anti-corinthianos que não reconhecem o título, algumas considerações:
O Corinthians disputou o torneio por ser o campeão nacional do país-sede, como é feito até hoje. Aliás, o Timão foi bi-campeão (1998 e 1999). Não havia time melhor para representar o Brasil na época;
Entendo a raiva dos palmeirenses, pois na verdade o Palmeiras deveria ter disputado o torneio, no lugar do Vasco. Mas, para os organizadores, era muito mais interessante ter um clube carioca no lugar do Palmeiras. Escolheram o campeão da Libertadores de 1998, em vez do campeão de 1999;
Para a FIFA, o Corinthians é o primeiro campeão mundial de clubes. Mas, como antes deste torneio não havia outro, acho certo considerar a Copa Intercontinental (ou Copa do Jipe). Mas, vale lembrar: a FIFA é a entidade máxima do futebol. Se ela acha isso, quem sou eu para negar. =]
E, para encerrar: melhor ser campeão do mundo sem Libertadores, do que campeão da Libertadores sem Mundial. ;)
Ness mês de janeiro o programa Rock Station, comandado por Renato Alves, completa 5 anos de vida!!!! Quem é de Capivari e região e curte um bom rock'n'roll com certeza ouviu ou ouve o programa que vai ao ar todos os sábados, às 21h, pela rádio Alternativa FM (106.3 Mhz).
Porque estou escrevendo isso? Bem, primeiro porque sou de Capivari. Segundo, porque curto rock'n'roll. Terceiro, porque sempre que posso estou sintonizado no programa (tem gente que não acredita, mas é verdade =] ). E, por fim, porque sei do duro que o Renato dá pra manter esse programa no ar, e levar um pouco de boa música aos ouvidos capivarianos.
E nessa segunda ele publicou no JCRnet.com.br um artigo contando um pouco dessa história. Vale a pena ler e conhecer um pouco dos convidados que já passaram pelo programa. Clique no link abaixo: