2010 é o ano do centenário do Corinthians. E nesses 100 anos, a maior conquista do Timão completa 10 anos hoje.
No dia 14 de janeiro de 2000 o Corinthians derrotava o Vasco, nos penaltis, e conquista o 1º Mundial de Clubes da FIFA, com um dos melhores times já formados no Parque São Jorge, e com certeza um dos melhores times da década: Dida; Índio, Fábio Luciano, Adílson e Kléber; Rincón, Vampeta, Marcelinho e Ricardinho; Edílson e Luizão.
Para se ter uma idéia da força deste time, 5 dos 11 jogadores que disputaram a final foram campeões mundiais com a Seleção Brasileira, 2 anos depois, na Copa do Mundo: Dida, Vampeta, Ricardinho, Edílson e Luizão.
O Mundial da FIFA de 2000 foi o primeiro campeonato que, de fato, reuniu clubes do mundo inteiro para definir o campeão mundial de clubes. Antes disso, a Copa Intercontinental (que media forças reunindo o campeão sul-americano contra o campeão europeu) era o mais perto que se tinha disso. A partir de 2000, a FIFA decidiu organizar o torneio. Reuniu os seguintes times:
Grupo A
- Al Nassr (Arábia Saudita): campeão da Supecopa da Ásia de 1998;
- Corinthians (Brasil): campeão brasileiro de 1998 (Campeão nacional do país sede);
- Raja Casablanca (Marrocos): campeão da Liga dos Campeões da África de 1999;
- Real Madrid (Espanha): campeão da Copa Intercontinental de 1998.
Grupo B
- Manchester United (Inglaterra): Campeão da Liga dos Campeões da UEFA de 1999;
- Necaxa (México): campeão da Copa dos Campeões da CONCACAF de 1999;
- Vasco da Gama (Brasil): campeão da Taça Libertadores da América de 1998;
- South Melbourne (Austrália): campeão da Copa dos Campeões da Oceania de 1999.
No primeiro jogo, o Corinthians derrotou o Raja Casablanca por 2x0. Depois, um jogo histórico e emocionante, contra o Real Madrid. Edílson colocou a bola entre as pernas de Karembeu, Dida defendeu um penalti batido por Anelka, e no fim um empate em 2x2.
Corinthians e Real Madrid chegaram à última rodada empatados em pontos e saldo de gols. O time espanhol derrotou o Raja Casablanca por 3x2, enquanto o Corinthians fez 2x0 no Al Nassr, conquistando o primeiro lugar no grupo e a vaga para a final.
No Maracanã, com mais de 73 mil pessoas e tomada pela Fiel torcida, o adversário era o Vasco da Gama, campeão do grupo B. Como qualquer final, um jogo truncado, estudado. O time do Vasco ficara 3 meses se preparando para o torneio, enquanto o Timão fora campeão brasileiro em 1999. Mas o time carioca não foi capaz de vencer o Corinthians, e a disputa foi para os penaltis.
Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu converteram, Edmundo isolou, e o mundo era alvinegro!!!!!!
Para todos os anti-corinthianos que não reconhecem o título, algumas considerações:
- O Corinthians disputou o torneio por ser o campeão nacional do país-sede, como é feito até hoje. Aliás, o Timão foi bi-campeão (1998 e 1999). Não havia time melhor para representar o Brasil na época;
- Entendo a raiva dos palmeirenses, pois na verdade o Palmeiras deveria ter disputado o torneio, no lugar do Vasco. Mas, para os organizadores, era muito mais interessante ter um clube carioca no lugar do Palmeiras. Escolheram o campeão da Libertadores de 1998, em vez do campeão de 1999;
- Para a FIFA, o Corinthians é o primeiro campeão mundial de clubes. Mas, como antes deste torneio não havia outro, acho certo considerar a Copa Intercontinental (ou Copa do Jipe). Mas, vale lembrar: a FIFA é a entidade máxima do futebol. Se ela acha isso, quem sou eu para negar. =]
- E, para encerrar: melhor ser campeão do mundo sem Libertadores, do que campeão da Libertadores sem Mundial. ;)
- Site oficial da FIFA sobre o torneio;
- Página no Wikipedia sobre o torneio;
- Reportagem no GloboEsporte.com sobre a conquista corinthiana;
[]'s
Fer Tavares
Melhores momentos de Corinthians 2 x 2 Real Madrid:
Todos os gols da campanha do Corinthians:
A disputa de penaltis entre Corinthians e Vasco da Gama:
Belo post. Desse jeito vou ser obrigado a te convidar pro meu blog se continuar a escrever tão bem assim sobre futebol!
ResponderExcluirAbraços Fernandão!