sexta-feira, fevereiro 19, 2010

2010, 20 anos atrás

The song remains the same... A frase usada na música do Led Zeppelin nunca soou tão verdadeira, pelo menos para o rock n' roll.

Um estilo que já dura mais de 50 anos, e que se manteve vivo principalmente por sua capacidade de renovação, de se reinventar. Mas já faz algum tempo que eu venho dizendo que o rock n' roll deixou de se renovar. Ele vem cada vez perdendo mais força, ficando cada vez mais maquiado e previsível. E, para os fãs do estilo, a saída é se apegar aos grandes nomes do passado, de um tempo onde o rock n' roll estava no topo.

Nesse ano de 2010, duas das maiores bandas da história pisam em solo brasileiro. Em janeiro, o Metallica trouxe aquela que foi talvez sua melhor turnê, a do álbum "Death Magnetic", e fez o Morumbi bater cabeça por duas noites incríveis. Agora, é a vez do Guns n' Roses agitar a terra brasilis, tranzendo na bagagem a carreira solo de Sebastian Bach, ex-vocalista do Skid Row.

O que mais me chamou a atenção nisso tudo, é o fato dessas 3 bandas citadas (Metallica, Guns n' Roses e Skid Row) me fazem lembrar do começo dos anos 90. "Black Album", "Use You Illusion", "Slave to the Grind"... Álbuns que estavam no topo das paradas, com músicas que não paravam de tocar nas rádios e na MTV. Esse foi, com certeza, um dos grandes momentos do rock n' roll. E, pelo menos para o meu gosto, foi um dos últimos grandes momentos do rock.

Depois disso, o Metallica ainda continuaria no topo, menos heavy metal e mais hard rock. O Guns n' Roses se perdeu na estrada, e o Skid Row foi engolido, junto com as outras bandas do hair metal, pelo grunge. Mas nenhuma delas chegou a causar o alvoroço do começo dos anos 90.

E agora, 20 anos depois, elas voltam. O Metallica voltou às suas raízes. Axl Rose tenta manter o nome de sua banda na estrada, apesar de eu achar que esse "Guns n' Roses" é apenas uma banda cover do original (músicos tocando as músicas clássicas, e um cara parecido com o vocalista), e preferir ver o Guns n' Roses representado no Velvet Revolver. E Sebastian Bach, há muito tempo fora do Skid Row, sobrevive com aparições em reality shows da TV americana.

Para os fãs brasileiros do rock pesado, o começo de 2010 é uma chance de voltar no tempo, mesmo que por apenas algumas horas, e reviver uma época onde o rock n' roll ainda representava o que ele nasceu para representar. Uma época onde bandas de rock não traziam depressão, músicas melosas e falta de atitude. Enfim, quando o rock ainda era rock.

[]'s
Fer Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Leu? Gostou? Quer reclamar? Alguma sugestão? Seja sem vergonha, comenta aí!