Um dia, um homem bem sucedido, candidato e político, caminhava pela rua quando, ao atravessá-la, é tragicamente atropelado por um caminhão e morre.
Sua alma chega ao paraíso e na entrada encontra-se com São Pedro em pessoa.
- Bem-vindo ao paraíso! - disse-lhe São Pedro - Antes que se acomode, parece que há um problema... Acontece que muito raramente um alto político chega até aqui, e não estamos muito certos sobre o que fazer com você.
- Não há problema, me deixe entrar! - disse o homem.
- Bem, eu até gostaria, mas tenho ordens superiores. O que faremos será fazer você passar um dia no inferno e outro no paraíso, então você poderá escolher onde passará sua eternidade.
- Que isso? Eu já decidi! Prefiro ficar no paraíso! - disse o candidato.
- Sinto muito, mas nós temos nossas regras.
E assim São Pedro acompanha o candidato até o elevador e o faz descer até o inferno. Quando as portas se abrem, ele se depara com um imenso e verde campo de golfe. Mais adiante funciona um maravilhoso Pvw country-clube, onde estão todos seus amigos políticos que haviam trabalhado com ele, todos vestidos com trajes de gala e muito contentes. Correm para saudá-lo, o abraçam e recordam os bons momentos em que juntos enriqueciam às custas do povo. Jogam uma agradável partida de golfe e à noite ceiam juntos no clube, se fartando com deliciosos pratos de lagosta e caviar. Encontra-se também com o Diabo, que de fato é um tipo muito simpático, que diverte a todos contando estórias, piadas e dançando.
O candidato se diverte tanto que, antes que se dê conta, já está na hora de ir embora.
Todos lhe dão apertos de mão, abraços e o saúdam antes de entrar novamente no elevador. O elevador sobe, sobe, sobe, e a porta do paraíso novamente se abre, onde São Pedro diz:
- Agora é o momento de experimentar o paraíso!
Assim, o candidato passa as próximas 24 horas andando de nuvem em nuvem, tocando harpa e cantando. Diverte-se muito e, antes que se dê conta, já haviam passado um dia inteiro e São Pedro vai buscá-lo.
- E então? Você já passou um dia no inferno e outro no paraíso. Agora deve escolher onde passará toda a eternidade.
O homem reflete por um momento e logo responde:
- Bem... O paraíso é muito bom, mas eu quero descer, pois eu creio ter estado melhor no inferno.
Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e este outra vez desce, desce, desce, até o inferno. Mas, desta vez, quando as portas se abrem, ele se encontra no meio de uma terra deserta, coberta de lixo e de lama... Ele vê todos os seus amigos vestidos com trapos, colhendo restos de lixo e os colocando em sacolas pretas. O Diabo então o alcança e põe em seu braço uma corrente.
- Eu não entendo... - Balbucia o candidato - Ontem eu estava aqui e havia um lindo campo de golfe, um belo clube, nós dançamos, nos fartamos de lagosta e caviar e nos divertimos muito!! Agora tudo que se vê é uma terra deserta, coberta de lixo, e meus amigos parecem uns miseráveis!
Neste momento, o Diabo o olha fixamente e com um sorriso lhe diz:
- Ontem estávamos em campanha. Hoje, o seu voto já é nosso!!!
--------------------------------------
[]sFernando Tavares